Segunda, 27 de Setembro de 2021 14:08
Política Aumento

Vereadores rejeitam revisão de salários na Câmara Municipal de Itajubá

Projeto chegou a ser apresentado em fevereiro, mas saiu de pauta

29/07/2021 21h57
123
Por: Redação
Vereadores rejeitam, em primeiro turno, reajuste salarial de servidores da Câmara Municipal (Foto: Divulgação)
Vereadores rejeitam, em primeiro turno, reajuste salarial de servidores da Câmara Municipal (Foto: Divulgação)

Vereadores da Câmara Municipal de Itajubá vetaram, em primeiro turno, o projeto que quer a revisão dos salários dos servidores públicos do Legislativo.

Apresentado pela Mesa Diretora, o projeto tem como objetivo recompor, a título de revisão anual, o salário bruto atual em 4,52% e restabelecer o poder de compra dos subsídios dos servidores da Câmara de Itajubá em relação à inflação anual.

O projeto de Lei foi rejeitado por seis votos contrários a três, e uma abstenção. O texto chegou a entrar em pauta no início do ano, mas foi retirado pelo próprio autor, vereador Robson Vaz (PSDB), por conta da crise econômica da pandemia de covid-19.

O reajuste salarial é um direito do colaborador previsto por lei, no qual é feito um aumento de salário anual obrigatório. Entretanto, o tema é alvo de polêmica por se levar em consideração a crise provocada pelo coronavírus. 

Durante sessão ordinária, os vereadores apresentaram diferentes pontos de vista sobre a recomposição anual. Entretanto, para Robson Vaz (PSDB), diante da crise em Itajubá, essa revisão salarial pode fortalecer ainda mais a injeção de dinheiro na economia local e fomentar a circulação de capital no comércio.

Entretanto, o vereador Tenente Melo (Republicanos) abordou um outro ponto de vista sobre o assunto. “A pandemia fez com que muitos perdessem o mínimo que tinham, por isso é preciso examinar se este é o momento de usar a Lei para receber uma compensação inflacionária, enquanto outros cidadãos não tiveram a chance de continuar trabalhando", afirmou. 

Para Marcelo Krauss (Progressistas), o momento não pode permitir qualquer reajuste. “Durante todos os anos em que os projetos de reajuste salarial foram apresentados, eu sempre votei a favor. No entanto, nós estamos em um momento de pandemia, onde diversos setores foram afetados e a classe de servidores e agentes públicos foram os únicos que não sofreram impacto financeiro", disse.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Itajubá - MG
Atualizado às 13h57 - Fonte: Climatempo
29°
Pancada de chuva

Mín. 15° Máx. 32°

28° Sensação
13.1 km/h Vento
27.8% Umidade do ar
90% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (28/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (29/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias