Segunda, 27 de Setembro de 2021 13:15
Geral Polêmica

Sindicato pressiona prefeitura por reajuste de salários devido à pandemia

Prefeito teria descumprido acordo com sindicato

29/07/2021 22h42 Atualizada há 2 meses
132
Por: Redação
Sindicato pressiona prefeitura de Itajubá por reajuste de salários devido à pandemia (Foto: Diário de Itajubá)
Sindicato pressiona prefeitura de Itajubá por reajuste de salários devido à pandemia (Foto: Diário de Itajubá)

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itajubá (Sispumi) tem pressionado a prefeitura para que o projeto de Lei que prevê reajuste salarial dos servidores municipais a partir da inflação seja colocado em pauta na Câmara de Vereadores.

Um texto semelhante, colocado em pauta pelo Legislativo Municipal, e que prevê o reajuste salarial de servidores da Câmara de Itajubá, foi rejeitado em primeiro turno. Entretanto, a revisão salarial dos funcionários da administração municipal depende de um projeto de Lei de autoria do próprio prefeito, Christian Gonçalves (DEM).

O texto, que foi apresentado no início do ano, saiu de pauta por conta da crise financeira provocada pela pandemia de covid-19. Entretanto, o sindicato acredita que a reposição salarial é essencial para combater as perdas provocadas pela inflação.

Segundo Adilson José Soares, presidente do Sispumi, o prefeito de Itajubá descumpriu um acordo previsto entre a categoria e a administração municipal para a reposição das perdas salariais. 

Ele afirma que o chefe do Executivo está se baseando em uma proibição de reajuste de salários aprovada por unanimidade pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em março para negar colocar o projeto em pauta. Entretanto, ele afirma que a iniciativa não trata de reajuste, mas sim, de reposição de perdas. 

"Fizemos um acordo com o prefeito e ele não liberou. Ele está muito equivocado, porque a lei 173/2020 do Supremo Tribunal Federal fala de reajuste e não reposição. Ele fez um acordo conosco e está descumprindo", afirma.

O texto segue sem previsão para ser apresentado. Caso seja colocado em pauta, ele deverá ser votado após a volta do recesso parlamentar da Câmara Municipal, que acontece a partir de 2 de agosto.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Itajubá - MG
Atualizado às 12h55 - Fonte: Climatempo
28°
Pancada de chuva

Mín. 15° Máx. 32°

27° Sensação
8.3 km/h Vento
29.3% Umidade do ar
90% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (28/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (29/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias