Segunda, 27 de Setembro de 2021 12:14
Política Investigação

Câmara Municipal deve apurar supostas irregularidades na Guarda Municipal

Vereador apresentou três requerimentos para apurar possíveis irregularidades na corporação

29/07/2021 23h15
127
Por: Redação
Câmara de Vereadores deve apurar irregularidades na Guarda Municipal (Foto: Divulgação)
Câmara de Vereadores deve apurar irregularidades na Guarda Municipal (Foto: Divulgação)

A Câmara Municipal de Itajubá aprovou três requerimentos que devem apurar supostas irregularidades na Guarda Municipal de Itajubá. Os três textos foram apresentados pelo vereador Rafael Rodrigues (DEM) e quer explicações sobre uma série de fatores dentro da corporação.

O primeiro texto quer saber com quais recursos são realizadas as manutenções e reparos de carros e motos da Guarda Municipal, onde essas manutenções são feitas e se há processo de licitação para realização desses consertos. 

Segundo o parlamentar, a lei que criou a Guarda Municipal coloca como as manutenções de veículos da corporação serão financiadas. "A lei não prevê qualquer plano a respeito dos meios de transporte a serem utilizados pelos guardas e nem sobre suas manutenções e reparos. O Estatuto Geral das Guardas Municipais também não diz respeito sobre o objeto deste requerimento", afirma. 

O segundo requerimento, aprovado pelos vereadores, quer saber como é realizada a aquisição de recursos para a Guarda Municipal, e se a corporação tem convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). O vereador afirma que o convênio permitiria a aquisição de recursos como viaturas, equipamentos e armamentos para a instituição.

"Dessa forma, é importante sabermos se já existe tal parceria; se ainda não há, é significativo conhecermos a procedência destes recursos e, mais considerável ainda, é a fomentação dos dispositivos que possibilitem o estabelecimento do convênio", avalia. 

No terceiro requerimento, também aprovado, quer saber o destino das multas dos animais e bicicletas apreendidos nas ruas de Itajubá. Para o parlamentar, as pessoas precisam saber para onde e qual finalidade esses recursos são destinados.

Com a aprovação dos requerimentos, a prefeitura tem até 90 dias para apresentar retorno aos questionamentos do parlamentar, que acontecem no mesmo momento em que seis servidores da Guarda Municipal são alvo de processo administrativo da administração municipal. 

A corporação enfrenta uma denúncia de maus-tratos contra o gado apreendido, que teria sido agredido com disparos de arma de choque por dois agentes, e outra denúncia de um suposto desvio de combustíveis de veículos da Guarda Municipal.

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Itajubá - MG
Atualizado às 12h14 - Fonte: Climatempo
28°
Pancada de chuva

Mín. 15° Máx. 32°

27° Sensação
7.6 km/h Vento
32.2% Umidade do ar
90% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (28/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (29/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias