Segunda, 27 de Setembro de 2021 12:27
Variedades Cultura

Por falta de apoio, vice-presidente deixa Conselho Municipal de Políticas Culturais

Prefeitura de Itajubá teria ignorado apoio a artistas

04/08/2021 22h31 Atualizada há 2 meses
400
Por: Redação
Ex-conselheiro de Cultura reclama da falta de incentivo da prefeitura (Foto: Redes sociais)
Ex-conselheiro de Cultura reclama da falta de incentivo da prefeitura (Foto: Redes sociais)

Um dos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itajubá, Paulo Nunes, pediu para deixar o grupo após desgaste com a administração municipal. Em carta aberta publicada nesta segunda-feira (2), Nunes criticou a gestão da cultura no município.

Em sua saída, o ex-conselheiro e ex-vice-presidente  do Conselho afirmou que a Secretaria de Cultura e Turismo da prefeitura e Itajubá é ineficiente na implementação de ações culturais na cidade. 

“Como cidadão, sinto-me pouco representado e desrespeitado em ver o dinheiro de nossos impostos empregado em megaeventos que perpetuam o monopólio das grandes produtoras e homogeneízam nossas práticas e gostos culturais”, afirmou.

Paulo Nunes criticou a utilização de todo o efetivo da Secretaria para o fomento de grandes eventos no pós-pandemia, como a Exposição Agropecuária de 2022. Para ele, falta incentivo ao pequeno artista e para os produtores culturais locais.

“Receio que, tal como tradicionalmente praticado, o esforço da Secretaria esteja concentrado em grandes shows no período pós-pandêmico”, criticou. 

Nunes disse que, mesmo por conta da pandemia, não é possível aceitar que a prefeitura não tome atitude alguma em prol do setor. “Municípios vizinhos e outras cidades do porte de Itajubá, Brasil afora, têm nos dado inúmeros exemplos de implementação de ações culturais neste período da pandemia”, disse. 

Em 25 de março, o Conselho entregou para o secretário de Cultura e Turismo, Marcelo Nogueira de Sá, um manifesto para o lançamento de um novo edital de apoio aos fazedores de culta em Itajubá. O manifesto com 594 assinaturas tinha como objetivo promover ações para garantir uma renda emergencial para esses trabalhadores.

Entretanto, a prefeitura nunca apresentou o retorno das demandas. “Já estamos no início de agosto e, até o momento, a prefeitura municipal não manifestou retorno público a respeito do pedido”, questionou.

Todo o desgaste acabou causando o desligamento de Nunes do Conselho. Membros e apoiadores temem que a saída dele cause uma debandada de outras pessoas do grupo que tenta fomentar políticas de incentivo à cultura no município, diante da falta de apoio da prefeitura.

Paulo Nunes foi o idealizador do Festival Integrado de Cultura e Arte (Fica), realizado entre 2011 e 2016. O evento contou com o apoio de diversos grupos, incluindo a Secretaria de Cultura do Governo de Minas Gerais, mas foi abandonado por falta de incentivo local. 

Ao longo dos quatro anos em que foi realizado, o evento contou com uma série de atrações integradas nas áreas da música, teatro, circo, dança, artes visuais, performances e oficinas, e contou com um público estimado de 50 mil pessoas participando de cerca de 300 atividades. Cerca de 1,7 mil artistas e profissionais ligados à área da cultura participaram das edições do evento.

De lá para cá, a crise econômica, aliada à falta de apoio político e à pandemia, causaram a perda de iniciativas que pudessem ampliar as atividades culturais em Itajubá.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Itajubá - MG
Atualizado às 12h14 - Fonte: Climatempo
28°
Pancada de chuva

Mín. 15° Máx. 32°

27° Sensação
7.6 km/h Vento
32.2% Umidade do ar
90% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (28/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (29/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias