Segunda, 27 de Setembro de 2021 13:02
Política Polêmica

Prefeito de Itajubá enfrenta desgaste após criticar gratuidade no transporte

Em entrevista, Christian Gonçalves (DEM) afirmou que a gratuidade causa prejuízo e que precisa ser reavaliada

14/08/2021 17h09 Atualizada há 1 mês
615
Por: Redação
Prefeito afirma que gratuidade no transporte coletivo precisa ser revista em Itajubá (Foto: Divulgação/Conexão Itajubá)
Prefeito afirma que gratuidade no transporte coletivo precisa ser revista em Itajubá (Foto: Divulgação/Conexão Itajubá)

Declarações do prefeito Christian Gonçalves (DEM) sobre a possibilidade de reavaliar a gratuidade nos ônibus da cidade causaram desgaste entre o Executivo e representantes de pessoas com deficiência em Itajubá.

Em entrevista à uma rádio da cidade, no dia 2 de agosto, o chefe do Executivo afirmou que existe a possibilidade de se repensar a gratuidade que é fornecida por direito para deficientes e idosos.

“É repensar a gratuidade. Essa é uma questão que a própria Valônia colocou. É muita gente andando de graça. E aí, essas pessoas andando de graça, na verdade, quem paga por elas são aqueles que estão usando. E por isso, talvez, o valor da passagem seja um valor tão mais caro”, afirmou.

A fala causou mal-estar com representantes de segmentos que defendem a causa de pessoas com deficiência. A Associação Grupo Apoio à Inclusão (AGAI) emitiu uma nota criticando a postura do prefeito.

“A AGAI frisa a necessidade de expor o clamor social junto ao nosso representante do Executivo, com o objetivo de demonstrar a necessidade da manutenção dessas garantias, em prol dos direitos da pessoa com deficiência e do idoso maior de 65 anos”, disse.

Diante da polêmica, a associação criou um abaixo-assinado para defender a permanência da gratuidade. A fala do prefeito de Itajubá vai contra o que prevê a Constituição Federal. Pela lei, idosos maiores de 65 anos e deficientes têm direito a gratuidade no transporte coletivo.

As falas polêmicas do prefeito de Itajubá foram ditas também em outra oportunidade. Em julho, também em entrevista à rádio, ele manifestou preocupação com a gratuidade assegurada por lei.

“Ainda tem a questão da gratuidade. Algumas pessoas que usam os ônibus não pagam. Mas não é que elas não pagam. Alguém está pagando para ela andar. Se você não paga a empresa, alguém está pagando para você andar”, disse.

O abaixo-assinado proposto pela AGAI quer assegurar o direito à gratuidade não apenas para as crianças com deficiência, mas também para os idosos.

“O abaixo assinado voluntário é para que possamos levar até o conhecimento dos nossos representantes a manutenção desses direitos da gratuidade do uso do transporte coletivo”, disse a associação, nas redes sociais.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Itajubá - MG
Atualizado às 12h55 - Fonte: Climatempo
28°
Pancada de chuva

Mín. 15° Máx. 32°

27° Sensação
8.3 km/h Vento
29.3% Umidade do ar
90% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (28/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (29/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias