Segunda, 27 de Setembro de 2021 13:22
Variedades Empreendedorismo

Cursos são opção para quem quer voltar ao mercado na pandemia

Em Itajubá, iniciativas permitem que pessoas se profissionalizem

14/08/2021 17h15 Atualizada há 1 mês
167
Por: Redação
Instituto Embelleze inaugura unidade na cidade de Itajubá com vários cursos (Foto: Divulgação)
Instituto Embelleze inaugura unidade na cidade de Itajubá com vários cursos (Foto: Divulgação)

Durante a pandemia, aumentou a quantidade de pessoas desempregadas no país. A melhora da atividade econômica e o crescimento da população ocupada não foram suficientes para reduzir o impacto provocado pela pandemia da covid-19 no mercado de trabalho, que segue com alta no desemprego, subocupação e desalento.

A avaliação faz parte da análise do desempenho recente do mercado de trabalho e perspectivas para 2021 apresentado em junho pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), em março, o estudo mostra que a taxa de desocupação ficou em 15,1%, o que representa 2,3 pontos percentuais acima do resultado do mesmo período do ano anterior. 

O crescimento do contingente de desalentados também indica que o mercado de trabalho não se recuperou. Nos últimos 12 meses, o número de pessoas com idade de trabalhar que estavam fora da força de trabalho por conta do desalento avançou de 4,8 milhões para quase 6 milhões, uma alta de 25%.

A falta de oportunidades acabou exigindo que muitas pessoas tivessem de se reinventar para conseguir um espaço no mercado de trabalho. E para melhorar a colocação, muita gente tem recorrido a cursos profissionalizantes. 

Em Itajubá, o Senac abriu inscrições para 120 vagas para os cursos de técnico em Administração, técnico em Recursos Humanos e Promotor de Vendas. Cada turma contará com 40 alunos. As aulas terão início no dia 16 de agosto.

Os cursos serão ministrados em formato remoto ou presencial, sendo necessário verificar qual modalidade será aplicada ao realizar a inscrição.

A iniciativa foi criada por meio do Programa Senac de Gratuidade. A iniciativa de educação inclusiva apresenta cursos de diversas áreas e é voltada para pessoas cuja renda familiar mensal per capita não seja maior que dois salários mínimos.

Os interessados devem realizar sua inscrição no site www.mg.senac.br/programasenacdegratuidade. As aulas começam a partir de 16 de agosto. Em caso de dúvidas, o WhatsApp do Senac Itajubá é o (35) 2143 3700.

Outra iniciativa são os cursos da área de beleza. Em Itajubá, o Instituto Embelleze, maior rede de franquias em cursos profissionalizantes no segmento de beleza da América Latina, inaugurou mais uma unidade.

Segundo a Embelleze, a cidade foi escolhida por causa da expansão habitacional, comercial e territorial e, principalmente, pela história que é tão unida à missão do instituto, que é a transformação de vidas. 

A inauguração oficial aconteceu no dia 30 de julho e são oferecidos cursos de cabeleireiro, barbeiro, maquiagem, depilação, designer de sobrancelhas, designer de cílios, manicure e pedicure, alongamento de unhas, penteados e outras especializações. 

A responsável pela franquia, Giseli Pessoa, diz que a “expectativa é que a escola possa receber em média 150 alunos matriculados, vendo a chance de trazer essa oportunidade para Itajubá e até mesmo cidades vizinhas, agregando a área da beleza e seu profissional”.

A unidade Itajubá funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 08h às 22h, e aos sábados, das 08h às 17h. A unidade está localizada na Rua Francisco Masseli, 436, Centro. Para se inscrever, basta entrar em contato pelas redes sociais ou pelo WhatsApp da nova unidade, que é o (35) 9 8412 2626.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Itajubá - MG
Atualizado às 13h16 - Fonte: Climatempo
29°
Pancada de chuva

Mín. 15° Máx. 32°

28° Sensação
8.3 km/h Vento
29.3% Umidade do ar
90% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (28/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (29/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias