Segunda, 27 de Setembro de 2021 13:47
Política Polêmica

Dupla de vereadores defende a volta e a regulamentação dos rodeios em Itajubá

Projeto polêmico foi apresentado na Câmara Municipal e não tem prazo para ser votado

14/08/2021 17h39 Atualizada há 1 mês
150
Por: Redação
Vereadores apresentam projeto para volta dos rodeios (Foto: Reprodução/Facebook)
Vereadores apresentam projeto para volta dos rodeios (Foto: Reprodução/Facebook)

Um projeto de Lei apresentado pelos vereadores Rafael Rodrigues (DEM) e Chiquinho do Euzébio (PTB) quer regulamentar a prática de rodeios em Itajubá. O texto foi apresentado na Câmara Municipal e é alvo de polêmica, mesmo sem ter ido para plenário para votação.

A iniciativa tem como objetivo autorizar a prática dos rodeios sob uma série de regras, proibindo, por outro lado, provas como laço, vaquejada e pega do garrote. Além do rodeio, também ficariam permitidas as montarias, prova de três tambores, cavalgada, hipismo, provas de rédea e cutiano. 

Uma lei federal sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) regulamentou, em 2019, a vaquejada e o rodeio no país. Naquele ano, os dois passaram a ser considerados expressões esportivo-culturais pertencentes ao patrimônio cultural brasileiro.

Na época, a lei determinou que regulamentos específicos para o rodeio, a vaquejada, o laço e outras provas equestres deveriam ser aprovados pelo Ministério da Agricultura. Mesmo assim, a proposta dos dois vereadores de Itajubá continuaria proibindo a vaquejada na cidade.

Entretanto, uma iniciativa do ex-vereador Rui Martins (PSL) tentou, em 2013, regulamentar os rodeios em Itajubá. Após uma longa discussão no Legislativo, o texto acabou sendo arquivado sem a aprovação dos vereadores.

Para a dupla de vereadores, a liberação dos rodeios sob regras específicas é importante para Itajubá. “Em toda a região de Itajubá, existem milhares de aficionados pelos rodeios e provas equestres, tornando o presente projeto de Lei grande atrativo de investimentos e recursos para nossa cidade”, afirmam.

Os dois parlamentares acreditam que a iniciativa poderá gerar empregos na cidade. “Destacamos as contratações de profissionais locais para prestação de serviços durante os eventos: seguranças, recepcionistas, equipe de limpeza, bartenders, entre outros. Estima-se que, em média, são gerados mais de seis mil empregos diretos e indiretos por edição de rodeio”, dizem.

Para eles, a iniciativa que regulamenta a realização de rodeios na cidade permitirá resgatar a cultura local, e permitir um novo e lucrativo nicho de mercado para Itajubá. Por outro lado, eles afirmam que a proposta irá determinar o bem-estar dos animais.

Na Câmara Municipal, vereadores criticaram a proposta de Rafael e Chiquinho. Para Silvio Vieira (PV), defensor da causa animal, o texto não pode ser aprovado. “Foi apresentado um projeto de Lei sobre a regulamentação de rodeios na cidade de Itajubá. Sou contra”, disse. 

Vereadores do Mandato Coletivo Nossa Voz (PT) também criticaram a proposta nas redes sociais. “Quem nos conhece já sabe, mas não custa reforçar: o Mandato Coletivo é contra o projeto de Lei que regulamenta rodeios em Itajubá. Queremos cultura, e não tortura”, afirmaram. 

O vereador Marcelo Krauss (Progressistas) também afirmou não ser favorável ao projeto de lei. Nas redes sociais, o parlamentar negou apoio à iniciativa. “Foi apresentado, na última sessão ordinária da Câmara, um projeto de lei sobre a regulamentação de rodeios na cidade de Itajubá. Já deixo aqui meu posicionamento sobre esse projeto: sou contra”, disse.

O texto segue em análise pelas comissões da Câmara Municipal e ainda não tem data para ser votado. Ele precisa ser aprovado em dois turnos e sancionado pelo prefeito Christian Gonçalves (DEM) para começar a valer.

Na Câmara, a expectativa é de que o texto passe por desgaste e que sequer chegue a ser votado em plenário, diante da polêmica e inconsistências da iniciativa apresentada pela dupla de vereadores. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Itajubá - MG
Atualizado às 13h36 - Fonte: Climatempo
29°
Pancada de chuva

Mín. 15° Máx. 32°

28° Sensação
8.3 km/h Vento
29.3% Umidade do ar
90% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (28/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (29/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias