Segunda, 27 de Setembro de 2021 12:32
Geral Irresponsabilidade

Festa clandestina causa surto de covid-19 em alunos da Faculdade de Medicina de Itajubá

Por conta da onda de contaminações, atividades presenciais no Hospital de Clínicas foram suspensas

23/08/2021 00h17
813
Por: Redação
Faculdade de Medicina suspende aulas presenciais após surto de covid-19 (Foto: Divulgação)
Faculdade de Medicina suspende aulas presenciais após surto de covid-19 (Foto: Divulgação)

A Faculdade de Medicina de Itajubá emitiu um comunicado suspendendo as aulas presenciais para alunos da instituição por conta de um surto de covid-19 entre estudantes após a realização de uma festa clandestina. Segundo a faculdade, o evento teria acontecido no dia 12 de agosto, e contou com a participação de alunos do curso de Medicina.

Segundo a faculdade, as atividades no Hospital de Clínicas, que é conveniado à instituição, estão suspensas para os estudantes do 4º, 5º e 6º ano. A festa clandestina teria contado com a participação de alunos dessas turmas, e todos os acadêmicos devem passar por exames antes de retornarem às atividades presenciais. 

"Devido ao risco potencial de transmissão na nossa instituição, tanto para os colaboradores como para os pacientes, inclusive por indivíduos portadores de infecção assintomática, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar orienta que o retorno da circulação dos acadêmicos nas dependências do Hospital de Clínicas de Itajubá ocorra mediante à ausência de sinais e sintomas respiratórias e teste rápido nasal antígeno não reagente", disse a faculdade em nota. 

A Faculdade de Medicina informou ainda que todos os alunos das turmas onde o surto da doença foi registrado devem procurar por uma unidade de saúde para realização do teste. "Os alunos que não participaram do evento também estão sujeitos à esta medida, visto que durante os dias subsequentes ao evento houve interação entre não participantes e participantes", explicou a nota. 

A instituição alertou ainda que alunos sintomáticos não devem participar de nenhuma atividade presencial no Hospital de Clínicas ou na Faculdade de Medicina. "Esta foi a primeira instância de medida restritiva aplicada para este tipo de ocorrência", afirmou.

A nota afirmou ainda que medidas mais severas podem ser adotadas caso registros do tipo aconteçam. "Esta foi a primeira instância de medida restritiva aplicada para este tipo de ocorrência. Em caso de reincidência, restrições mais severas poderão ser aplicadas, podendo impactar seriamente na oferta de cenários de práticas e, por consequência, prejudicar a formação", disse. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Itajubá - MG
Atualizado às 12h14 - Fonte: Climatempo
28°
Pancada de chuva

Mín. 15° Máx. 32°

27° Sensação
7.6 km/h Vento
32.2% Umidade do ar
90% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (28/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (29/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias