Segunda, 20 de Janeiro de 2025 12:28
Geral Intolerância

Grupo ameaça ‘apagar’ educador Paulo Freire de muro da Unifei

Idosa teria sido identificada e reitoria será acionada

16/09/2021 03h11 Atualizada há 3 anos
Por: Redação
Idosa xinga Paulo Freire por homenagem em muro da Unifei (Foto: Diego Dais)
Idosa xinga Paulo Freire por homenagem em muro da Unifei (Foto: Diego Dais)

Um áudio que circula nas redes sociais tem causado polêmica em Itajubá. Uma idosa tenta mobilizar um grupo de pessoas a solicitar a retirada do educador Paulo Freire (1921-1997) do muro de homenageados da Universidade Federal de Itajubá (Unifei).

O educador é um dos onze homenageados em um painel que lembra pessoas que marcaram a história da ciência e da educação no Brasil. Além dele, são homenageadas personalidades como o barão Visconde de Mauá, a médica psiquiatra Nise da Silveira, o inventor Santos Dumont e o sanitarista Vital Brazil.

O painel foi criado pelos artistas plásticos Diego Dais e Letícia Floriano, em 2017, na gestão do ex-reitor Dagoberto Alves. Entretanto, um áudio veiculado nas redes sociais apresenta uma mobilização para convencer o reitor Edson Bortoni, bolsonarista, a retirar a homenagem ao educador. 

"As paredes da EFEI (sic) foram pintadas por dois artistas. Então, ali tem pessoas que engrandeceram Itajubá (sic) e que engrandeceram a EFEI (sic). Tem desde Santos Dumont, sabe? E tem até o juiz, que foi aquele irmão da Giselda, aquele negro (sic), que trabalhou e foi funcionário da Unifei. Ele também está homenageado nas paredes", afirma a idosa, que já teria sido identificada. 

Durante a fala, ela ataca o Patrono da Educação Brasileira. Freire foi o responsável por alfabetizar 300 cortadores de cana em apenas 45 dias com um método considerado inovador para a época. Entretanto, foi perseguido e preso pela Ditadura Militar, em 1964. 

"Acontece que, lá nas paredes, colocaram o Paulo Freire. Paulo Freire é um grande vagabundo, um grande canalha, filho da (palavrão) da esquerda. Paulo Freire pode ser pintado na parede do quintal do [ex-presidente] Lula ou do [Guilherme] Boulos ou de qualquer um da esquerda bem fajuto, aquela Manuela D'ávila, aquele povo da esquerda", afirma. 

No áudio, a idosa tenta mobilizar participantes do grupo de mensagens a acionar a reitoria pela retirada do educador. "O pessoal quer fazer um movimento com os ex-alunos para que tirem da parede o Paulo Freire e, no lugar, possam pintar por exemplo, a secretária Maria José Rezende, que foi secretária da Efei (sic) durante muito tempo e ser homenageada no lugar do Paulo Freire. Tirar esse esquerdista vagabundo", declara. 

Porém, a escolha das personalidades do painel montado em 2017 não teve como objetivo homenagear ex-funcionários da Unifei. Os selecionados, em sua grande maioria, contribuíram de forma indireta ou direta para a ciência e educação do país. No mesmo grupo de mensagens, outros participantes reforçaram a vontade de pressionar o atual reitor a apagar a homenagem.

A mulher afirma que Luiz Gonzaga Rennó Salomão, conhecido como Zaga, engenheiro formado em 1967 pela então Escola Federal de Engenharia de Itajubá (EFEI), encabeçaria o movimento contra a figura do educador Paulo Freire. 

"O Zaga falou para mim que o reitor da universidade é da direita, mas ele não pode fazer nada porque pode ter aluno lá, da esquerda, que vai retaliar e ficar bravo com o reitor. Mas, se for um movimento de ex-alunos, isso pode ser", garante. 

Na prática, egressos de instituição não têm poder administrativo sobre universidades federais, ao contrário do que defendem grupos de ex-alunos da instituição. Porém, a Unifei sofre, há alguns anos, com constantes cobranças de grupos que tentam alterar decisões que cabem apenas à liderança da universidade.

Pessoas que são contra a decisão do grupo afirmaram que a Unifei será acionada contra qualquer intervenção considerada inapropriada por egressos que tentem pressionar o reitor para a retirada do educador do muro de homenageados.  

7 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
EdithHá 3 anos Pouso AlegreNão sabe nada de Paulo Freire. Nada!!! Sou leiga em relação a estatutos. O estatuto do adolescente não pode colocar nomes nem a imagem e do idoso também? Se referem a uma idosa... Minha senhora, melhor se informar e depois dar pitaco.
Rosana MoraisHá 3 anos ItajubáSe a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Paulo Freire
veronica Maria RodriguesHá 3 anos Itajubá - Minas Gerais.aff. tudo politicagem desta senhora idosa, a Unifei é tão linda, tão bem tratada, em partes, tem animais, pista para caminhada, área de lazer, a minha única reclamação é que não cuidam direito dos animais, tem um pato com a pata quebrada lá coisa de 3 semana, eu que faço caminhada diárias que cuido com pão dos patos, dos peixes, porque não dão atenção para os animais ao inves de querer tira a foto de Paulo Freire, se a foto dele a incomoda tanto que não olhe para o lado do mural, que alais é be
Luiz Antonio Dias SantiagoHá 3 anos ITAJUBÁ - MGA iniciativa é condenável. Todos os retratados no mural o foram por decisão de um colegiado especialmente designado. Há que se respeitar a História e o momento em que transcorreu a iniciativa. A Universidade não pode ser refém de desatinos e rompantes de autoritarismo. Nao vi a mesmo ímpeto dos mesmos, quando o Ex-presidente Aureliano Chaves foi humilhado ao ter seu nome retirado da Usina Térmica de Ibirité. A História da Unifei nao pode ser mais una vez ultrajada. Respeito já. Santiago EFE
Jossilma da SilvaHá 3 anos Itajubá MGQue essa Sra. e o grupinho dela dobre a língua para falar do meu avô " aquele negro" tem nome, história e uma família! E sobre Paulo Freire, se tivesse lido uma única linha do que ele escreveu não falaria tanta asneira!
Mostrar mais comentários
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Paulo, SP
Atualizado às 11h10
28°
Parcialmente nublado

Mín. 21° Máx. 31°

30° Sensação
7.2 km/h Vento
65% Umidade do ar
64% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (21/01)

Mín. 22° Máx. 32°

Tempo nublado
Amanhã (22/01)

Mín. 22° Máx. 31°

Chuvas esparsas
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias