A prefeitura de Itajubá inocentou três guardas civis suspeitos de maus-tratos aos animais. O processo administrativo contra os servidores foi instaurado no dia 30 de junho, após a repercussão de um vídeo nas redes sociais em que os agentes de segurança aparecem utilizando uma arma de choque contra um rebanho de gado apreendido pela corporação.
A portaria, que inocenta os guardas e arquiva o processo, foi publicada no Diário Oficial do município. Na época do caso, a prefeitura afirmou que o processo administrativo disciplinar seria concluído entre 60 e 120 dias e que repudia atos de violência contra animais.
De acordo com o documento, a comissão designada pela prefeitura chegou a conclusão que os guardas não descumpriram os artigos sobre abuso de poder previstos no Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Itajubá.
A Guarda Civil Municipal é responsável pela apreensão de animais de grande porte soltos em vias públicas da cidade. Em 2019, o município adquiriu um caminhão boiadeiro para a ação e mais de 160 cavalos e vacas já foram recolhidos em Itajubá.
Em outro caso, três agentes foram inocentados de suspeita de furto de combustíveis. Nas redes sociais, vídeos mostram um suposto furto de combustível de viaturas da Guarda Municipal por parte dos agentes. A prefeitura considerou que não houve prova que constatasse o crime e o processo administrativo foi arquivado.