Um projeto de lei do vereador Robson Vaz (PSDB) quer criar, em Itajubá, uma política municipal de atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O texto segue tramitando nas comissões temáticas da Câmara Municipal e não tem data para ser votado.
Por meio do texto, a prefeitura teria que criar uma série de iniciativas de apoio a esse grupo, como políticas de conscientização, atendimento adequado em clínicas e escolas, transporte para tratamento, exames e consultas fora do município, prioridade no atendimento e atendimento médico com especialistas.
A proposta obriga ainda a prefeitura a criar um Programa Educacional Individualizado, elaborado por especialistas em psicopedagogia e profissionais clínicos, informação para os profissionais da área de saúde e educação sobre manejos para interação social com autistas, realização de campanhas educativas, terapias ocupacionais educacionais, fisioterapia e treinamento para os pais, além de outras obrigações.
O projeto de Lei apresenta ainda uma série de determinações que a prefeitura teria de aplicar e resguardar os direitos das pessoas com autismo. Segundo o vereador, a proposta é necessária para garantir o tratamento adequado para pessoas com autismo.
"Apresento esta propositura a fim de garantir a plena fruição dos direitos previstos pela legislação a pessoa com diagnóstico de autismo, fazendo parte de um grupo exclusivo dentro das outras espécies de deficiência", afirma.