Quinta, 18 de Julho de 2024 07:23
Geral Enchentes

Após cinco anos, prefeitura retoma convênio para monitoramento do Rio Sapucaí

Convênio entre prefeitura e Unifei será retomado e prevê monitoramento do nível do Rio Sapucaí

12/10/2021 19h14
Por: Redação
Anúncio foi realizado pela prefeitura (Foto: Divulgação)
Anúncio foi realizado pela prefeitura (Foto: Divulgação)

A prefeitura de Itajubá e a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) assinaram um convênio para restabelecer as estações fluviométricas que monitoram o nível do Rio Sapucaí.

O sistema foi desativado em 2015. No ano seguinte, em 2016, houve uma nova tentativa de reativação, que não foi a diante. O anúncio da ativação do sistema foi feito pela prefeitura em um documento publicado no Diário Oficial de Município.

No novo convênio, seis estações de monitoramento fluvial estão sendo instaladas. Entretanto, houve dificuldade na manutenção dessas estações, pois algumas estão instaladas em locais de difícil acesso e a transmissão digital dos dados e o sistema necessitam de manutenção.

Historicamente, Itajubá apresenta enchentes no período do verão, quando ocorrem fortes chuvas. O novo convênio prevê a realização de visitas aos postos fluviométricos para manutenção dos sensores de nível e limpeza das áreas ao redor desses pontos. As informações obtidas serão disponibilizadas em um site da Unifei.

Também serão criados mapas espaciais para o monitoramento dos focos de calor em tempo real em Itajubá. Para isso, serão utilizados os dados obtidos e processados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Paulo, SP
Atualizado às 05h16
15°
Tempo limpo

Mín. 15° Máx. 24°

15° Sensação
1.54 km/h Vento
89% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (19/07)

Mín. 15° Máx. 24°

Tempo limpo
Amanhã (20/07)

Mín. 14° Máx. 23°

Tempo limpo
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias