A prefeitura de Itajubá e a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) assinaram um convênio para restabelecer as estações fluviométricas que monitoram o nível do Rio Sapucaí.
O sistema foi desativado em 2015. No ano seguinte, em 2016, houve uma nova tentativa de reativação, que não foi a diante. O anúncio da ativação do sistema foi feito pela prefeitura em um documento publicado no Diário Oficial de Município.
No novo convênio, seis estações de monitoramento fluvial estão sendo instaladas. Entretanto, houve dificuldade na manutenção dessas estações, pois algumas estão instaladas em locais de difícil acesso e a transmissão digital dos dados e o sistema necessitam de manutenção.
Historicamente, Itajubá apresenta enchentes no período do verão, quando ocorrem fortes chuvas. O novo convênio prevê a realização de visitas aos postos fluviométricos para manutenção dos sensores de nível e limpeza das áreas ao redor desses pontos. As informações obtidas serão disponibilizadas em um site da Unifei.
Também serão criados mapas espaciais para o monitoramento dos focos de calor em tempo real em Itajubá. Para isso, serão utilizados os dados obtidos e processados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).