A Associação de Integração Social de Itajubá (AISI), responsável por manter o Hospital de Clínicas e ex-mantenedora da Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIT), enviou uma notificação extrajudicial para que o Diretório Acadêmico da faculdade desocupe o espaço de eventos conhecido como Albatroz. O local realizava de eventos da instituição de ensino, e ficou parado durante a pandemia de covid-19.
Segundo a associação, o espaço ainda pertence ao grupo, e não faz parte da nova responsável por manter a faculdade. Há alguns anos, a faculdade passou a ser administrada por outro grupo educacional. Devido a dificuldades financeiras enfrentadas, a antiga mantenedora quer a liberação do espaço para a arrecadação de recursos. No pedido, toda a área deverá estar desocupada a partir de 1º de novembro.
Segundo o presidente da AISI, Kleber Lincoln Gomes, a medida é necessária para o ajuste das contas. “O espaço denominado Albatroz e toda a área já não têm a mesma finalidade e a AISI não vê razão para que o mesmo continue a ser utilizado pelo DAMED em suas atividades recreativas, até porque a instituição vem buscando alternativos para atingir o equilíbrio econômico e financeiro”, afirma.
Nas redes sociais, o Diretório Acadêmico afirmou que está trabalhando para manter o espaço sob os cuidados dos estudantes. “Existem momentos na vida em que todas as pessoas devem dar o melhor de seus esforços para salvar uma estrutura importante no contexto social”, disse, sem informar quais medidas serão tomadas.