A Polícia Civil de Minas Gerais realiza nesta quarta-feira (20) a Operação Caronte II, que cumpre mandados de prisão em Itajubá e região contra o crime organizado. Até o momento, 27 pessoas foram presas e mais de 10 quilos de drogas foram apreendidos.
Segundo a Polícia Civil, a operação contou com apoio aéreo de Belo Horizonte, canil, da Polícia Penal, da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal. Foram cumpridos 31 mandados de prisão e 36 de busca e apreensão.
As investigações iniciaram em fevereiro deste ano após um grupo ter sido preso pela Polícia Militar no Bairro Canaã realizando um tribunal do crime.
A partir desta prisão, a equipe de Inteligência da Polícia Civil de Itajubá realizou o trabalho investigativo que identificou a atuação de integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC), que atuavam no município na organização criminosa e também no tráfico de drogas, na cidade e região.
Na operação, foram apreendidas maconha, cocaína, crack, munições, celulares e documentos. Durante o período da investigação, outros dez quilos de maconha foram apreendidos. As prisões ocorreram nas cidades de Soledade de Minas, Maria da Fé e Pouso Alegre, no Sul de Minas, e em Dourados (MS).
Participaram da operação cerca de 100 policiais civis , 60 policiais militares, 50 policiais penais e 30 guardas municipais. As investigações continuam para identificar outras pessoas ligadas à organização criminosa.
A ‘Caronte 2’ é a segunda fase da operação de mesmo nome que em agosto de 2020 prendeu 21 pessoas e desarticulou o “tribunal do crime", uma espécie de justiça privada. A facção realizava justiçamentos com agressões a pessoas que praticaram algum desvio de conduta dentro da ótica da organização criminosa.