Alunos matriculados na rede municipal de ensino em Itajubá retornaram às atividades presenciais sem revezamento nesta quinta-feira (4). A retomada não é obrigatória, mas foi possível após a melhora nos indicadores da pandemia de covid-19. Segundo a prefeitura, a medida foi possível após o fim da exigência de distanciamento no ambiente escolar, ocasionado pela melhoria constante dos indicadores relacionados à pandemia.
Com exceção do distanciamento, permanecem vigentes todas as demais recomendações sanitárias como o uso correto de máscaras cobrindo boca e nariz, lavagem de mãos, etiqueta respiratória e a limpeza e manutenção frequente das instalações, além do monitoramento de casos de covid-19 e seus contatos na comunidade escolar.
Pais e responsáveis que optaram por seguir com o ensino remoto de seus filhos deverão continuar retirando as atividades impressas na escola, garantindo que os alunos tenham acesso a todas as atividades propostas. A flexibilização foi anunciada pela prefeitura e está sendo aplicada em todas as escolas da rede municipal, que atende crianças até o 5º ano do Ensino Fundamental.
Na rede estadual de ensino, as aulas retornaram de forma obrigatória nesta quarta-feira (3). Na rede particular, a decisão ainda é por conta de cada escola.
No início de setembro, a prefeitura chegou a elaborar um decreto para tirar dos pais a decisão sobre a retomada das aulas. Mas a medida foi revogada após abertura de inquérito pelo Ministério Público. Apenas com a mudança no programa Minas Consciente, a cidade pôde flexibilizar as aulas.