A prefeitura de Itajubá lançou uma ação com o objetivo de proteger a população em possíveis cenários de risco e situações de desastres naturais. Placas de rotas de fuga estão sendo instaladas nos bairros rurais Ano Bom, Ilha e Rio Manso com o objetivo de indicar saídas seguras e rápidas. Os bairros Medicina e Anhumas serão os próximos contemplados. Ao todo, mais de 60 placas serão instaladas pela prefeitura.
A ação está prevista no Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil de Itajubá, documento inédito lançado pela prefeitura no último mês de setembro e que foi elaborado com a assessoria e o auxílio técnico da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec/MG).
O plano consta todo o planejamento tático para a hipótese de desastres naturais no município e estabelece diretrizes operacionais de prevenção, preparação e resposta a serem realizadas pela Prefeitura em situações de emergência pluviométrica como enchentes, enxurradas e deslizamentos de encostas.
Futuramente, Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) também serão formados nos bairros de maior risco para que os moradores possam contribuir mais efetivamente com as ações da Defesa Civil na prevenção de riscos. A instalação das placas conta com a parceria da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG).