Itajubá apresentou um novo surto de covid-19 ao longo dos últimos dias. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a cidade registrou 144 casos da doença em apenas uma semana. Entre 20 e 27 de dezembro, o número de casos suspeitos saltou de 59.338 para 60.828, com um aumento de 1.490 registros. Já o número de pacientes em tratamento saltou de cinco para 127.
Nas redes sociais, internautas afirmam que o foco da doença seria o baile de formatura da Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIT). Um suposto vídeo nas redes sociais que mostra talheres e pratos sendo lavados de forma inapropriada durante a festa chegou a ser divulgado. A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da instituição, que afirmou não ter localizado os responsáveis pela faculdade para dar um retorno sobre o caso.
Diante do aumento de casos, o boletim epidemiológico, que estava sendo divulgado de forma semanal, voltou a ser informado diariamente em Itajubá. Nesta quinta-feira (30), a cidade registrou um total de 10.596 casos confirmados da doença, com 216 pacientes em tratamento. Apenas um está em tratamento hospitalar.
A taxa de ocupação nos leitos de UTI segue abaixo do nível crítico, mesmo com o aumento de casos. Apenas 5% das vagas de terapia intensiva estão ocupadas, enquanto que a taxa de ocupação em leitos de suporte ventilatório está em 18%.
Itajubá tem 423 óbitos registrados pela doença, e é a terceira cidade do Sul de Minas com mais mortes pela covid-19. O número de recuperados atingiu a marca de 9.957 na cidade.