Domingo, 23 de Janeiro de 2022 08:56
Geral Atenção

Chuvas causam aumento do nível do Rio Sapucaí e colocam população em atenção

Nesta quinta-feira (6), o nível do rio chegou a 841,71 metros acima do nível do mar

06/01/2022 20h15
749
Por: Redação
Itajubá segue em alerta por conta das chuvas no verão (Foto: Omar Souza)
Itajubá segue em alerta por conta das chuvas no verão (Foto: Omar Souza)

As chuvas que têm atingido a região de Itajubá ao longo dos últimos dias estão elevando o nível de atenção para o aumento do nível do Rio Sapucaí. Nesta quinta-feira (6), o nível do rio chegou a 841,71 metros acima do nível do mar, considerado alerta de atenção.

Caso o índice ultrapasse os 843 metros, a cidade passa para o nível de emergência. A medição é realizada pela Universidade Federal de Itajubá (Unifei), em parceria com a prefeitura. A altura da água do rio só é considerada normal quando está abaixo de 841,5 metros. 

Historicamente. Itajubá apresenta alagamentos no verão, período em que acontecem fortes chuvas. Desde novembro de 2021, um convênio entre a Unifei e a prefeitura foi firmado para restabelecer as estações fluviométricas para monitoramento do nível do Rio Sapucaí.

Por conta do grande volume de chuvas, a administração municipal começou a divulgar, nesta terça-feira (4), um boletim com o nível do rio na cidade. O informativo diário está sendo divulgado às 12h e 19h, medido pela estação de monitoramento instalada entre os bairros Imbel e Santa Rosa.

A escala foi dividida em três cores: verde, indicando que o nível do rio está normal; amarelo, sinalizando atenção e vermelho, que indica o transbordamento em alguns pontos. No momento, o nível da cidade está em amarelo.

O temporal e a cheia do Rio Sapucaí que atingiram a cidade chegaram a casusar o desmoronamento de parte da margem do rio, no bairro Boa Vista na tarde de sexta-feira (31). Não houve registro de feridos e o trecho precisou ser interditado. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Itajubá - MG
Atualizado às 08h56 - Fonte: Climatempo
19°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 32°

19° Sensação
14.8 km/h Vento
77% Umidade do ar
80% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (24/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (25/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias