As chuvas que têm atingido a região de Itajubá ao longo dos últimos dias estão elevando o nível de atenção para o aumento do nível do Rio Sapucaí. Nesta quinta-feira (6), o nível do rio chegou a 841,71 metros acima do nível do mar, considerado alerta de atenção.
Caso o índice ultrapasse os 843 metros, a cidade passa para o nível de emergência. A medição é realizada pela Universidade Federal de Itajubá (Unifei), em parceria com a prefeitura. A altura da água do rio só é considerada normal quando está abaixo de 841,5 metros.
Historicamente. Itajubá apresenta alagamentos no verão, período em que acontecem fortes chuvas. Desde novembro de 2021, um convênio entre a Unifei e a prefeitura foi firmado para restabelecer as estações fluviométricas para monitoramento do nível do Rio Sapucaí.
Por conta do grande volume de chuvas, a administração municipal começou a divulgar, nesta terça-feira (4), um boletim com o nível do rio na cidade. O informativo diário está sendo divulgado às 12h e 19h, medido pela estação de monitoramento instalada entre os bairros Imbel e Santa Rosa.
A escala foi dividida em três cores: verde, indicando que o nível do rio está normal; amarelo, sinalizando atenção e vermelho, que indica o transbordamento em alguns pontos. No momento, o nível da cidade está em amarelo.
O temporal e a cheia do Rio Sapucaí que atingiram a cidade chegaram a casusar o desmoronamento de parte da margem do rio, no bairro Boa Vista na tarde de sexta-feira (31). Não houve registro de feridos e o trecho precisou ser interditado.