O Hospital de Clínicas de Itajubá confirmou, na tarde desta quarta-feira (5), os dois primeiros casos de pacientes infectados pela variante ômicron do coronavírus na cidade.
De acordo com nota da prefeitura, os pacientes apresentaram sintomas da variante e a confirmação veio após amostras serem enviadas para Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo (SP), que confirmou o resultado positivo para a ômicron.
Segundo nota do hospital de Itajubá, os pacientes são jovens, não apresentam comorbidades, estão vacinados e não possuem histórico de viagens recentes. Eles tiveram sintomas leves e, atualmente, estão assintomáticos.
De acordo com prefeitura, a presença da ômicron está diretamente relacionada ao aumento no número de casos de covid-19 no município. "Uma vez que trata-se de uma variante com alta taxa de transmissibilidade, mas que, por outro lado, tem resultado em baixíssimas taxas de letalidade e de internação hospitalar, como pode ser observado em outras partes do mundo", diz a nota.
Em 24 de novembro de 2021, a Organização Mundial da Saúde (OMS) relatou a presença da nova variante denominada ômicron na África do Sul. A ômicron foi classificada pela OMS como variante de preocupação e, em todo o mundo, tem causado o aumento dos casos de covid-19.