Funcionários da Expresso Valônia, empresa responsável pelo transporte coletivo em Itajubá, ameaçam fazer uma paralisação por conta do atraso do 13º salário e do pagamento do mês de dezembro. O caso acontece na manhã desta sexta-feira (8).
Segundo Hernane Rodrigues (PT), vereador pelo mandato coletivo da Câmara Municipal, os trabalhadores tentam uma negociação junto ao sindicato e a gerência da empresa.
O parlamentar acompanha a mobilização dos funcionários na sede da empresa, no bairro São Sebastião.
"Agora vai ter uma reunião com o sindicato, e o mandato coletivo está acompanhando as negociações, e a gente espera um posicionamento da Valônia com relação a isso", afirma.
Até o momento, nenhum acordo foi firmado entre os funcionários e a empresa de ônibus. Conforme o presidente do sindicato, Jurandir de Oliveira, não há atraso no pagamento de 13° e o problema, na realidade, acontece pelo fato de a Expresso Valônia não ter pago a outra metade do salário dos trabalhadores, que era de obrigação do governo.
Com o final do programa que permitia o pagamento de complemento salarial para os funcionários em redução de jornada, a empresa continuou com escala reduzida, mas não se comprometeu a pagar a outra metade dos salários. "Eles voltaram na jornada normal e a empresa não pagou a outra porcentagem", disse.
Ainda de acordo com Oliveira, se a empresa não aceitar as solicitações do sindicato, os ônibus podem parar de circular na próxima quinta-feira (14). "Se a empresa não aceitar, vamos fazer um comunicado e enviar para a prefeitura", contou.
Mín. 17° Máx. 28°
Mín. 18° Máx. 29°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.Mín. 19° Máx. 30°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.