A Secretaria Municipal de Saúde da prefeitura de Itajubá se reuniu neste sábado (9) com representantes do comércio da cidade para conscientizá-los sobre a necessidade de se prevenirem contra a covid-19.
A medida foi tomada após a cidade não seguir o decreto do Governo de Minas Gerais que rebaixou o Sul de Minas para a Onda Vermelha do programa Minas Consciente. A decisão do governo, publicada na quinta-feira (7), coloca a região no patamar mais rígido do processo de flexibilização do comércio.
A iniciativa foi tomada devido ao aumento de casos de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus ao longo dos últimos dias. Apesar da crise, a prefeitura de Itajubá manteve a cidade na Onda Verde, permitindo o funcionamento de todos os estabelecimentos.
Sem cumprir a deliberação do estado, a secretaria tenta reeducar os empresários para conscientizá-los a evitarem aglomerações e a redobrarem os cuidados diante do risco de contaminação. Itajubá se aproxima de 2.200 casos e chega a 80 óbitos confirmados pelo novo coronavírus, nesta que já é considerada a segunda onda de contaminações.
Segundo a prefeitura, apesar de a cidade permanecer na Onda Verde, houve a necessidade de se reforçar as medidas de prevenção à doença. Na reunião, também participaram o prefeito, Christian Gonçalves (DEM), o vice-prefeito e secretário de Saúde, Nilo Baracho (Republicanos) e a Guarda Municipal.
No encontro, o prefeito reafirmou a importância da utilização da máscara e do respeito ao distanciamento social. Durante sua fala, Christian pediu união e apoio das entidades representativas para que todos os empresários tomem um maior cuidado contra o novo coronavírus.
“Temos que tomar os cuidados agora para não precisarmos viver novamente um lockdown como aconteceu no início da pandemia. Vimos como foi traumático para a nossa cidade. Como município que aderiu ao Minas Consciente, estamos sujeitos à decisão do Comitê Extraordinário Covid-19 que é quem define qual comércio continuará aberto, de acordo com a onda”, disse.
O prefeito afirmou ainda que, caso os comerciantes não colaborem com as medidas de prevenção, a cidade pode ir para a fase mais restritiva do programa Minas Consciente. "Se nós não tomarmos os cuidados necessários para frear este aumento, em poucos dias a taxa de ocupação hospitalar pode atingir um nível crítico e, com isso, regredirmos para a onda vermelha, onde só os comércios essenciais funcionam”, alertou.
Mín. 19° Máx. 27°
Mín. 19° Máx. 26°
Sol com muitas nuvens e chuvaMín. 18° Máx. 26°
Sol com muitas nuvens e chuva