O prefeito de Itajubá, Christian Gonçalves (DEM), publicou no início da noite desta terça-feira (12) um decreto que prorroga o estado de calamidade pública na cidade.
O decreto, publicado no Diário Oficial do município, prevê que a medida fique em vigor até o dia 30 de junho. Em 6 de abril de 2020, o então prefeito Rodrigo Riera (MDB) já havia declarado estado de calamidade pública em Itajubá. O decreto venceu no dia 31 de dezembro.
O decreto foi anunciado devido à pandemia do novo coronavírus. Itajubá vive uma disparada de casos da doença, e tem 48% dos leitos de UTI ocupados, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).
Nesta semana, a cidade registrou a maior média móvel de registros da doença desde o início da pandemia, com uma média de 24 novos casos de pessoas contaminadas por dia.
Por conta do decreto de calamidade pública, o Executivo tem a permissão de realizar compras sem abrir processo licitatório. Na licitação, processo administrativo garantido por Lei, o órgão público seleciona a proposta mais vantajosa, mais barata e com melhor qualidade para a contratação.
Mín. 17° Máx. 28°
Mín. 18° Máx. 29°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.Mín. 19° Máx. 30°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.