A prefeitura de Itajubá publicou um decreto na noite desta sexta-feira (15) regredindo Itajubá para a Onda Amarela do programa Minas Consciente. Nesta fase, a restrição no funcionamento de estabelecimentos é intensificada, porém, permitindo a abertura de serviços considerados não essenciais. A medida começa a valer neste sábado (16) em prevenção à covid-19.
Na prática, pouca coisa deve mudar na cidade. Segundo a prefeitura, bares continuam liberados para consumo no local, assim como salões de beleza e lojas de varejo, respeitando o distanciamento.
Também está permitida a abertura de autoescolas, agências de viagem, clubes, supermercados, padarias, lanchonetes, açougues, farmácias, bancos, lotéricas, serviços de reparo e hotéis. Esses locais também deverão respeitar as normas de segurança contra a pandemia. Em Itajubá, as academias poderão continuar funcionando, mas com limite de alunos e mantendo os cuidados com a higiene e distanciamento.
De acordo com a prefeitura, a medida foi necessária devido ao aumento de casos de covid-19 ao longo dos últimos dias. Em uma semana, a cidade teve nove óbitos e 181 novos casos de contaminação pelo novo coronavírus.
"A classificação de Itajubá na Onda Amarela segue a tendência de diversos municípios mineiros que também regrediram no programa nesta última semana, tendo em vista o aumento de casos em todo o Estado", afirma o Executivo em nota.
Ainda segundo a administração municipal, a medida leva em consideração a oferta de vagas em hospitais da cidade. "Quanto maior o número de casos e leitos hospitalares ocupados, maior é a restrição ao comércio", informa.
Nesta semana, Itajubá chegou ter mais da metade dos leitos de UTI ocupados nos dois hospitais do município. Números da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) divulgados nesta sexta (15) apontam que a cidade tem 50% das vagas de terapia intensiva preenchidas e 75% dos leitos clínicos ocupados.
Mín. 19° Máx. 27°
Mín. 19° Máx. 26°
Sol com muitas nuvens e chuvaMín. 18° Máx. 26°
Sol com muitas nuvens e chuva