Sábado, 06 de Março de 2021 04:25
Geral Pandemia

Em disparada da covid-19, Itajubá regride para Onda Vermelha do Minas Consciente

A fase é considerada a mais restritiva no processo de flexibilização criado pelo Governo de Minas Gerais durante a pandemia do novo coronavírus

04/02/2021 18h27 Atualizada há 4 semanas
1.628
Por: Redação
Prefeitura decide regredir Itajubá para Onda Vermelha do Minas Consciente (Foto: Diário de Itajubá)
Prefeitura decide regredir Itajubá para Onda Vermelha do Minas Consciente (Foto: Diário de Itajubá)

A prefeitura de Itajubá anunciou, na tarde desta quinta-feira (4), que a cidade foi rebaixada para a Onda Vermelha do programa Minas Consciente. Em um mês, o município teve 25 óbitos por covid-19 e 825 novos casos da doença. A fase é considerada a mais restritiva no processo de flexibilização criado pelo Governo de Minas Gerais durante a pandemia.

A medida começa a valer no próximo sábado (6) e segue até a sexta-feira da semana que vem (12). A partir de agora, regras mais rígidas passam a valer no combate à aglomeração de pessoas.

A Onda Vermelha tem como objetivo de diminuir a taxa de transmissão da doença, que já matou 101 pessoas em Itajubá. Nesta quinta (4), a taxa de ocupação nos leitos de UTI atingiu 87%, segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). 

Com a medida, os estabelecimentos serão obrigados a ampliar a distância entre os clientes de 1,5 metro para 3 metros. Além disso, a metragem correspondente a área ocupada por cada pessoa passará de  4m² para 10m². Os hotéis terão que diminuir a taxa de ocupação de 75% para 50% e os eventos realizados na cidade deverão ter limite de apenas 30 pessoas.

Apesar das regras mais rígidas, estabelecimentos como academias, bares e restaurantes poderão permanecer abertos, respeitando o limite de pessoas. No caso das academias, passará a ser obrigatório o agendamento de horário para freqüentadores e a checagem de temperatura das pessoas que utilizarem o local para se exercitar. 

A prefeitura informou ainda que tanto o comércio como os eventos permanecerão liberados apesar da Onda Vermelha. Entretanto, deverão manter as medidas de higiene e distanciamento social. O novo protocolo estipula um maior controle no fluxo de entrada nos estabelecimentos, com o objetivo de reduzir o risco de contágio.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias