O prefeito de Itajubá, Christian Gonçalves (DEM), decretou toque de recolher na cidade por conta do aumento de casos de covid-19. Em um único dia, o município quase dobrou o recorde de contaminados. Na quinta-feira (18), Itajubá teve 56 ocorrências e, na segunda (22), esse índice saltou para 93 casos em um dia.
Segundo o decreto publicado nesta terça-feira (23), ficam proibidos o trânsito e a permanência de pessoas nas ruas da cidade entre 23h e 5h. O decreto tem validade até o próximo dia 8 de março. A medida já está em vigor.
De acordo com o prefeito, ficam proibidas a realização de eventos com venda de ingressos, independentemente do número de pessoas, festas em repúblicas estudantis e o atendimento presencial nos bares, restaurantes e lojas de conveniência após às 22h. Nesses casos, poderão funcionar apenas serviços de delivery. A capacidade nos hotéis foi reduzida para 50%.
Ainda de acordo com o texto, ficam permitidos apenas o deslocamento de pessoas para serviços de saúde em que fique comprovada a necessidade, além de servidores que atuem nas unidades públicas e privadas de saúde e segurança.
Também ficam permitidos os funcionamentos da rodoviária, de serviços de limpeza pública e manutenção urbana, serviços de delivery de farmácias e medicamentos e transporte privado de passageiros, como motoristas de aplicativo. Pessoas que precisem embarcar e desembarcar na rodoviária terão autorização para circular, desde que comprovem por meio da passagem.
Além disso, foram reafirmadas as medidas segurança previstas anteriormente, como uso obrigatório de máscara, limite máximo de 30 pessoas por estabelecimento, distanciamento de três metros entre clientes, higienização das mãos e superfícies, além do cumprimento de todos os protocolos previstos pelo programa Minas Consciente.
O descumprimento do decreto poderá resultar em punição prevista pelo Código Sanitário do Município, além de punições previstas pela legislação.
Mín. 17° Máx. 28°
Mín. 18° Máx. 29°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.Mín. 19° Máx. 30°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.