Sábado, 06 de Março de 2021 05:38
Geral Alerta

Com 97% dos leitos de UTI ocupados, Itajubá fica à beira do colapso nos hospitais

Cidade tem apenas uma vaga em leito de UTI disponível

23/02/2021 22h20 Atualizada há 1 semana
8.987
Por: Redação
Taxa de ocupação em leitos de UTI aponta inchaço no sistema de saúde em Itajubá (Foto: Agência Brasil)
Taxa de ocupação em leitos de UTI aponta inchaço no sistema de saúde em Itajubá (Foto: Agência Brasil)

Números divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde da prefeitura de Itajubá nesta terça-feira (23) apontam que a cidade está à beira de um colapso na saúde. O município tem apenas um leito de UTI disponível para pacientes com covid-19. A taxa de ocupação nas terapias intensivas nos dois hospitais da cidade chegou a 97%.

Segundo a prefeitura, de um total de 30 leitos de terapia intensiva, 29 estão ocupados em Itajubá. Apesar do índice, o município permanece na Onda Amarela do programa Minas Consciente, que é menos restritiva com relação à flexibilização.

Já a taxa de ocupação nos leitos de enfermaria está em 80%. De um total de 50 vagas, 40 leitos estão ocupados por pacientes de Itajubá e região. Os números indicam um inchaço no sistema de saúde do município.

A crise na saúde provocada pela pandemia de covid-19 fez com que o prefeito Christian Gonçalves (DEM) decretasse, nesta terça (23), toque de recolher. 

Conforme o decreto, ficam proibidos o trânsito e a permanência de pessoas nas ruas da cidade entre 23h e 5h. O decreto tem validade até o próximo dia 8 de março. A medida já está em vigor. 

O descumprimento do decreto poderá resultar em punição prevista pelo Código Sanitário do Município, além de punições previstas pela legislação. 

5 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias