Segunda, 01 de Março de 2021 14:03
Geral Pandemia

Itajubá registra dois óbitos por covid-19 e total de mortes pela doença chega a 110

Boletim epidemiológico aponta ainda que cidade tem 97% dos leitos de UTI para covid-19 ocupados

24/02/2021 01h37 Atualizada há 5 dias
286
Por: Redação
Itajubá é a segunda cidade do Sul de Minas com mais óbitos pelo novo coronavírus (Foto: Agência Brasil)
Itajubá é a segunda cidade do Sul de Minas com mais óbitos pelo novo coronavírus (Foto: Agência Brasil)

Números divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde da prefeitura de Itajubá nesta terça-feira (23) apontam que a cidade registrou dois novos óbitos por covid-19. Ao todo, 110 pessoas morreram por complicações da doença no município desde o início da pandemia.

Segundo a prefeitura, as vítimas tinham 73 e 69 anos e apresentavam comorbidades. O local onde as pessoas estavam internadas não foi divulgado. Dois óbitos seguem em investigação e 31 foram descartados após exames. 

Itajubá é a segunda cidade do Sul de Minas com mais mortes pela doença, atrás apenas de Poços de Caldas, com 128 registros. Em terceiro está Varginha, com 105. Em quarto, está Pouso Alegre, com 100 óbitos. 

O número de infectados saltou de 3.403 para 3.455, com 52 casos em um dia. Em Itajubá, 3.234 pessoas já são consideradas recuperadas e outras 111 seguem em tratamento contra a covid-19, sendo que 90 estão em casa e outras 21 em tratamento hospitalar.

Conforme a Secretaria de Saúde, 1.064 pessoas foram liberadas para casa, apesar de apresentarem quadro suspeito da doença, mas a prefeitura não informa quantas delas passaram ou não por exames. A secretaria informou ainda que 15.232 testes foram realizados nas redes pública e privada de saúde.

Em Itajubá, a taxa de ocupação nas terapias intensivas nos dois hospitais da cidade chegou a 97%. Segundo a prefeitura, de um total de 30 leitos de terapia intensiva, 29 estão ocupados em Itajubá.

Já a taxa de ocupação nos leitos de enfermaria está em 80%. De um total de 50 vagas, 40 leitos estão ocupados por pacientes de Itajubá e região. Os números indicam um inchaço no sistema de saúde do município.

A crise na saúde provocada pela pandemia de covid-19 fez com que o prefeito Christian Gonçalves (DEM) decretasse, nesta terça (23), toque de recolher. 

Conforme o decreto, ficam proibidos o trânsito e a permanência de pessoas nas ruas da cidade entre 23h e 5h. O decreto tem validade até o próximo dia 8 de março. A medida já está em vigor. 

O descumprimento do decreto poderá resultar em punição prevista pelo Código Sanitário do Município, além de punições previstas pela legislação.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias