Quarta, 21 de Abril de 2021 02:24
Geral Itajubá

À beira do colapso, prefeitura anuncia 17 novos leitos de UTI para covid-19

Medida irá contemplar os dois hospitais da cidade

01/03/2021 02h13 Atualizada há 2 meses
475
Por: Redação
Hospital de Clínicas e Santa Casa receberão 17 novos leitos de UTI para covid-19 (Foto: Divulgação)
Hospital de Clínicas e Santa Casa receberão 17 novos leitos de UTI para covid-19 (Foto: Divulgação)

A prefeitura de Itajubá anunciou a implementação de 17 novos leitos de UTI nos hospitais da cidade. A medida foi anunciada neste domingo (28) após a cidade atingir 97% de ocupação nos leitos de terapia intensiva tanto na Santa Casa como no Hospital de Clínicas.

A prefeitura ainda não informou a partir de que data as novas vagas começarão a funcionar. Entretanto, afirmou que dos 17 novos leitos, dez serão destinados para o Hospital de Clínicas e outros sete para a Santa Casa. 

Atualmente, a cidade tem 30 leitos do tipo para pacientes com covid-19. No sábado (27), apenas uma vaga estava disponível para pessoas com o novo coronavírus que necessitavam de tratamento intensivo. O índice acendeu o alerta para o colapso na saúde do município.

Além de atender pacientes de Itajubá, os dois hospitais também atendem pacientes de municípios da região. No domingo (28), o prefeito de Maria da Fé (MG) chegou a afirmar que pacientes da cidade vizinha não estavam mais sendo aceitos nas unidades de saúde de Itajubá. 

"Hoje, o hospital de Itajubá negou atendimento para dois pacientes com covid-19 do nosso município. Deve ter, mais ou menos, umas 70 pessoas da microrregião aguardando vagas para serem atendidos", afirmou.

A expectativa da administração municipal é conseguir diminuir a pressão em cima do sistema de saúde local por conta do grande número de contaminados e internados. Em uma semana, 468 pessoas foram contaminadas em Itajubá e 11 óbitos foram registrados na cidade. 

A reportagem tentou contato com o Hospital de Clínicas para saber se, de fato, a afirmação de que há recusa de pacientes da microrregião é verdadeira. Entretanto, não recebeu resposta até a publicação da matéria. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias