A prefeitura de Itajubá anunciou a implementação de 17 novos leitos de UTI nos hospitais da cidade. A medida foi anunciada neste domingo (28) após a cidade atingir 97% de ocupação nos leitos de terapia intensiva tanto na Santa Casa como no Hospital de Clínicas.
A prefeitura ainda não informou a partir de que data as novas vagas começarão a funcionar. Entretanto, afirmou que dos 17 novos leitos, dez serão destinados para o Hospital de Clínicas e outros sete para a Santa Casa.
Atualmente, a cidade tem 30 leitos do tipo para pacientes com covid-19. No sábado (27), apenas uma vaga estava disponível para pessoas com o novo coronavírus que necessitavam de tratamento intensivo. O índice acendeu o alerta para o colapso na saúde do município.
Além de atender pacientes de Itajubá, os dois hospitais também atendem pacientes de municípios da região. No domingo (28), o prefeito de Maria da Fé (MG) chegou a afirmar que pacientes da cidade vizinha não estavam mais sendo aceitos nas unidades de saúde de Itajubá.
"Hoje, o hospital de Itajubá negou atendimento para dois pacientes com covid-19 do nosso município. Deve ter, mais ou menos, umas 70 pessoas da microrregião aguardando vagas para serem atendidos", afirmou.
A expectativa da administração municipal é conseguir diminuir a pressão em cima do sistema de saúde local por conta do grande número de contaminados e internados. Em uma semana, 468 pessoas foram contaminadas em Itajubá e 11 óbitos foram registrados na cidade.
A reportagem tentou contato com o Hospital de Clínicas para saber se, de fato, a afirmação de que há recusa de pacientes da microrregião é verdadeira. Entretanto, não recebeu resposta até a publicação da matéria.
Mín. 12° Máx. 26°
Mín. 14° Máx. 26°
Sol com algumas nuvensMín. 15° Máx. 26°
Sol com algumas nuvens