O novo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde da prefeitura de Itajubá aponta que a prefeitura decidiu omitir o número de pacientes com suspeita de covid-19 e que estão em acompanhamento.
O índice estava sendo divulgado até a última terça-feira (2), quando apontou que 1.538 pessoas estavam em isolamento domiciliar com algum quadro suspeito de infecção pelo novo coronavírus.
No boletim desta quarta-feira (3), esse valor deixou de ser informado, abrindo espaço apenas para a divulgação do número total de pacientes que tiveram algum quadro de síndrome gripal. De acordo com a secretaria, 26.580 pessoas apresentaram sintomas compatíveis com a doença provocada pelo novo coronavírus.
Segundo o médico infectologista Bruno Michel e Silva, quadros gripais são considerados suspeita de covid-19. "As duas definições são idênticas. Então, dizer que uma pessoa tem síndrome gripal ou dizer que ela tem suspeita de covid-19 são coisas praticamente parecidas. Não dá pra separar. Não dá pra distinguir. Então, toda pessoa com síndrome gripal pode ter covid-19", explica.
O número de casos de síndrome gripal atuava como um importante indicador sobre quantas pessoas apresentaram sintomas compatíveis com a covid-19 Agora, a prefeitura divulga apenas quantas pessoas foram diagnosticadas com esse quadro desde o início da pandemia, sem indicar quantas delas passaram ou não por testes.
A reportagem tentou contato com a prefeitura de Itajubá para saber porque o número de pacientes com suspeita em acompanhamento deixou de ser divulgado, mas não obteve resposta.
Mín. 12° Máx. 26°
Mín. 14° Máx. 26°
Sol com algumas nuvensMín. 15° Máx. 26°
Sol com algumas nuvens