Quarta, 21 de Abril de 2021 01:16
Geral Itajubá

Secretaria Municipal de Saúde passa a omitir número de suspeitas de covid-19

Número de pacientes com suspeita da doença deixou de ser informado pela prefeitura em novo boletim

04/03/2021 01h00 Atualizada há 2 meses
204
Por: Redação
Boletim epidemiológico da prefeitura deixa de informar número de casos de síndrome gripal (Foto: Agência Brasil)
Boletim epidemiológico da prefeitura deixa de informar número de casos de síndrome gripal (Foto: Agência Brasil)

O novo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde da prefeitura de Itajubá aponta que a prefeitura decidiu omitir o número de pacientes com suspeita de covid-19 e que estão em acompanhamento.

O índice estava sendo divulgado até a última terça-feira (2), quando apontou que 1.538 pessoas estavam em isolamento domiciliar com algum quadro suspeito de infecção pelo novo coronavírus. 

No boletim desta quarta-feira (3), esse valor deixou de ser informado, abrindo espaço apenas para a divulgação do número total de pacientes que tiveram algum quadro de síndrome gripal. De acordo com a secretaria, 26.580 pessoas apresentaram sintomas compatíveis com a doença provocada pelo novo coronavírus.

Segundo o médico infectologista Bruno Michel e Silva, quadros gripais são considerados suspeita de covid-19. "As duas definições são idênticas. Então, dizer que uma pessoa tem síndrome gripal ou dizer que ela tem suspeita de covid-19 são coisas praticamente parecidas. Não dá pra separar. Não dá pra distinguir. Então, toda pessoa com síndrome gripal pode ter covid-19", explica.

O número de casos de síndrome gripal atuava como um importante indicador sobre quantas pessoas apresentaram sintomas compatíveis com a covid-19 Agora, a prefeitura divulga apenas quantas pessoas foram diagnosticadas com esse quadro desde o início da pandemia, sem indicar quantas delas passaram ou não por testes. 

A reportagem tentou contato com a prefeitura de Itajubá para saber porque o número de pacientes com suspeita em acompanhamento deixou de ser divulgado, mas não obteve resposta. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias