Quarta, 21 de Abril de 2021 01:08
Geral Itajubá

Após colapsar, pronto-socorro do Hospital de Clínicas é fechado devido à superlotação

Desde 2019, instituição é a única que realiza atendimentos de pacientes pelo SUS

12/03/2021 22h14 Atualizada há 1 mês
1.633
Por: Redação
Hospital de Clínicas anuncia colapso e encerra atividades no pronto-socorro da instituição (Foto: Divulgação)
Hospital de Clínicas anuncia colapso e encerra atividades no pronto-socorro da instituição (Foto: Divulgação)

O Hospital de Clínicas de Itajubá emitiu um comunicado no início da noite desta sexta-feira (12) anunciando a interrupção de atendimentos no pronto-socorro da instituição. Apenas pacientes que chegarem de ambulância, bombeiros ou situações de urgência poderão ser atendidos. A medida tem validade por tempo indeterminado.

Segundo nota, a medida foi tomada por conta do alto número de pacientes internados com covid-19. O hospital tem 125% dos leitos de enfermaria destinados à pacientes infectados ocupados. A taxa de ocupação na UTI destinada à covid-19 está em 120%.

O Hospital de Clínicas informou ainda que a decisão foi determinada por conta da necessidade de se expandir a quantidade de leitos da unidade respiratória, além da escassez de funcionários para atender os pacientes, assim como a possibilidade de agravamento da situação da pandemia.   

A instituição é a única em Itajubá que realiza atendimentos no pronto-socorro pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Até fevereiro de 2019, a Santa Casa de Itajubá também contava com um pronto-socorro que atendia pacientes pelo SUS. Entretanto, devido à interrupção de repasses de verbas da prefeitura, o local teve que encerrar suas atividades. Hoje, apenas pacientes particulares conseguem atendimento.

Diante do colapso do Hospital de Clínicas, a prefeitura de Itajubá informou que pessoas que precisarem de atendimento médico não emergencial devem procurar pela Policlínica do bairro São Vicente, que ficará aberta neste sábado (13) e domingo (14), das 8h às 18h. 

De acordo com a administração municipal, a unidade de saúde atenderá sem a necessidade de marcação do atendimento e, nesse caso, poderão ser atendidos pacientes de todos os bairros de Itajubá.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias