Três pessoas foram presas em uma operação da Polícia Civil de Minas Gerais, realizada por meio da Delegacia Regional de Itajubá e com o apoio da Polícia Civil do Estado de São Paulo, para coibir a ação de estelionatários responsáveis por aplicar golpes por telefone.
A Operação Sexagenário teve origem após a investigação e identificação de centrais telefônicas clandestinas que foram desarticuladas pelos policiais. Foram apreendidos cerca de R$ 220 mil em patrimônios na cidade de São Paulo (SP).
Segundo a Polícia Civil, os suspeitos telefonavam para a vítima e se identificavam como funcionário do banco e que havia uma possível fraude na conta. Desta forma, convencem a vítima a entregar cartão e senha para um colaborador que irá até o domicílio. Assim, o suspeito realiza uma transação subtraindo valores da conta ou do cartão de crédito.
Após investigações que identificaram e localizaram as centrais, os policiais civis de Itajubá foram até a capital paulista para cumprir os mandados de busca e prisão. Três suspeitos, de 24, 26 e 27 anos foram presos.
Além disso, foram apreendidos três carros, uma motocicleta, R$ 13 mil em dinheiro, computadores, máquinas de cartão e celulares, com conversas que indicam os estelionatos praticados.
A operação recebeu o nome de Sexagenário devido ao perfil das principais vítimas deste golpe, que são idosos na faixa de 60 anos. A Polícia Civil orienta aos cidadãos que questionem as ligações e não entreguem cartão e senha a ninguém. As instituições financeiras e nem a polícia envia mensageiro para tratar de assuntos que envolvem a conta bancária do usuário.
Mín. 12° Máx. 26°
Mín. 14° Máx. 26°
Sol com algumas nuvensMín. 15° Máx. 26°
Sol com algumas nuvens