Sexta, 14 de Maio de 2021 22:02
Geral Itajubá

Prefeitura confirma presença de variante de Manaus do coronavírus

Funed também apontou presença de variante do vírus em Itajubá

26/04/2021 13h42 Atualizada há 2 semanas
187
Por: Redação
Prefeitura de Itajubá confirma presença de variante do coronavírus no município (Foto: Agência Brasil)
Prefeitura de Itajubá confirma presença de variante do coronavírus no município (Foto: Agência Brasil)

A prefeitura de Itajubá confirmou, no último sábado (24), a presença de uma variante do coronavírus na cidade. Segundo a Secretaria de Saúde, a mutação identificada é a P.1, originária de Manaus (AM), e que teria sido a responsável pela alta taxa de contaminações e óbitos durante o mês de março.  

A prefeitura informou que o material suspeito identificado na cidade foi levado para o Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo (SP), onde passou por análise e teve a mutação confirmada. 

A variante de Manaus é considerada cerca de 1,7 a 2,4 vezes mais transmissível que as cepas anteriores do coronavírus. A mesma mutação foi a responsável pela alta taxa de contaminados e óbitos em outros locais do país, como na capital amazonense. 

A Secretaria de Saúde afirmou ainda que solicitou ao Governo de Minas Gerais o sequenciamento do genoma completo do vírus, e que aguarda resposta. A recomendação é que a população redobre os cuidados de higiene e distanciamento social para evitar a contaminação.

Apesar de a prefeitura ter confirmado a presença da variante do coronavírus em Itajubá apenas agora, um levantamento feito pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, já havia indicado a presença de uma outra variante na cidade no início de março. 

Segundo o instituto, a presença da linhagem B.1.1.222 foi encontrada na amostra de uma paciente repassada para o laboratório para análise. Segundo a Funed, a mulher contaminada teria viajado para Cancún, no México, com escala no Panamá no mês de janeiro, onde teria contraído a variante. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias