Sexta, 25 de Junho de 2021 03:04
Geral Pandemia

Hospitais de Itajubá recebem medicamentos para intubação de pacientes

Ao todo, serão distribuídas 1.395 unidades de medicamentos

31/05/2021 13h48 Atualizada há 3 semanas
129
Por: Redação
Hospitais de Itajubá receberão medicamentos para intubação de pacientes (Foto: Agência Brasil)
Hospitais de Itajubá receberão medicamentos para intubação de pacientes (Foto: Agência Brasil)

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) começou a distribuir, nesta sexta-feira (28), medicamentos que serão utilizados para a intubação de pacientes nos hospitais. Ao todo, 91 unidades hospitalares do estado, em 69 cidades, receberão 91.340 unidades de fentanil, midazolan e atracúrio.

Em Itajubá, o Hospital de Clínicas e a Santa Casa foram contemplados. A cidade receberá 1.395 unidades desses medicamentos. O hospital receberá 895 doses de midazolan e a Santa Casa 500 doses de fentanil.

Segundo a SES-MG, os insumos são direcionados às instituições que se encontram com níveis considerados críticos de disponibilidade dos medicamentos.

Os itens são essenciais para a sedação dos pacientes em tratamento da covid-19, sendo que o fentanil e o midazolan foram adquiridos pelo Governo de Minas Gerais e, o atracúrio, pelo Governo Federal. O fentanil é suficiente para uma cobertura de dez dias, o atracúrio para três e o midazolan, dois dias. 

Em ação preventiva, para lidar com um possível aumento de consumo de sedativos, o diretor de Medicamentos Básicos da SES-MG, Jans Bastos Izidoro, explica que o governo do estado está adquirindo uma grande quantidade de sedativos para que não ocorra desabastecimento e haja estoque de retaguarda.  

“O estado já comprou quase 800 mil ampolas de fentamil, sedativos que já estão sendo disponibilizados periodicamente aos hospitais. A expectativa é que, a partir da próxima semana, a gente receba mais 200 mil itens”, assinalou Izidoro. Segundo ele, parte dos fármacos foi adquirida no mercado internacional.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias