Quinta, 18 de Julho de 2024 07:56
Geral Polêmica

Decreto da prefeitura tira dos pais escolha de retorno às aulas presenciais em Itajubá

Medida polêmica foi anunciada pelo prefeito e tira facultatividade dos pais para retomada

13/09/2021 17h47 Atualizada há 3 anos
Por: Redação
Prefeito de Itajubá tira dos pais decisão de volta às aulas presenciais (Foto: Divulgação)
Prefeito de Itajubá tira dos pais decisão de volta às aulas presenciais (Foto: Divulgação)

Um decreto do prefeito Christian Gonçalves (DEM), publicado em 1º de setembro, determina que fica a cargo das instituições de ensino, sejam elas públicas ou privadas, optarem se as aulas serão presenciais ou online durante a pandemia de covid-19.

Segundo o documento, fica garantida a autonomia didática, científica e administrativa de que dispõem as instituições de ensino. O texto cita a Constituição da República de 1988 e a Lei de Diretrizes e Base da Educação.

A medida polêmica tira dos pais o direito de escolher se os filhos devem ou não voltar às atividades presenciais. “O retorno das atividades escolares presenciais poderá ser facultativo para a rede pública e privada de ensino, segundo o que disciplina o protocolo sanitário e os critérios de planejamento de cada Instituição de Ensino”, afirma o prefeito.

O novo documento altera itens de um decreto de 2 de julho, que dispunha sobre a autorização do retorno gradual e seguro das atividades escolares presenciais nas redes pública e privada de ensino durante o estado de calamidade pública.

Um dos itens da determinação anterior era a facultatividade, ou seja, a decisão seria dos pais e estudantes de optarem pela aula presencial ou não. 

“As pessoas legalmente responsáveis pelos estudantes poderão optar pelo ensino presencial ou remoto, observadas as medidas de alternância e gradação previstas em protocolo”, dizia o prefeito na época.

Agora, o direito à retomada presencial obrigatória ou não pode ser escolhido pela instituição de ensino. A medida foi alvo de críticas nas redes sociais de pais que ainda não consideram segura a retomada presencial.

Para Edilaine Nogueira, os filhos não voltarão para as aulas presenciais enquanto a situação estiver, de fato, segura. “Eu não autorizei meus filhos a voltarem às aulas, e nenhuma escola vai obrigar a voltar, pois se ficarem doentes, a responsabilidade é dos pais”, afirma. 

Nas redes sociais, Renata Simões também criticou a postura da prefeitura. “Um absurdo este decreto, a vida não vale mais nada ao ver do poder público”, disse. 

Para Dalva Lúcia Levenhagen, apenas quem tiver sido vacinado contra a covid-19 deve voltar às aulas. “Se querem voltar às aulas presenciais, então vamos vacinar essas crianças e adolescentes primeiro com as duas doses”, conta. 

Para o professor Leonardo dos Santos Cunha, a instituição não pode obrigar os pais a enviarem seus filhos para a escola. “Pelo menos, ainda neste ano, a autonomia do retorno tem que ser minha, pai”, avalia. 

8 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Elisangela ramos dos reis FranciscoHá 3 anos ItajubáEu não me sinto segura em mandar meu filho para escola, tem muita gente que não está levando a sério está doença não usam máscara,; meu filho até mesmo os professores podem pegar reste vírus durante a entrada e saída das instituições.
Juliana Há 3 anos Itajubá 8Tenho me empenhado para que a aprendizagem do meu filho seja produtiva, digo uma rotina, graças a Deus tenho obtido revoltados positivos, sair para lugares públicos com meus filhos é impossível, eles não saem pra lugar algum, além de sbos ou pediatra. No final do ano, sem bem só menos saber como agir nos cuidados de segurança com as crianças, que tem voltar obrigatoriamente, é inviável! Uma loucura!!! Meu filho não volta, pelo menos não nesse ano! Peço respeito às decisões de cada um!
Rozildes Reis Há 3 anos PiranguinhoSou mãe e professora. Enquanto não sentir segura também não enviarei presencial .
Renata Pereira da SilvaHá 3 anos ItajubáTem q voutar normal as aulas pq as crianças podem fica na rua elas pedem ir pra escola q é bem melhor
ElisagelaHá 3 anos ItajubáIsso somente para ganhar voto nas próximas eleições,são pais que não aguenta( não dá educação) o filho dentro de casa e estão fazendo pressão.
Mostrar mais comentários
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Paulo, SP
Atualizado às 05h16
15°
Tempo limpo

Mín. 15° Máx. 24°

15° Sensação
1.54 km/h Vento
89% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (19/07)

Mín. 15° Máx. 24°

Tempo limpo
Amanhã (20/07)

Mín. 14° Máx. 23°

Tempo limpo
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias