O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por meio do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS), informou que a região de Itajubá está em alerta de perigo até a manhã desta sexta-feira (7).
A cidade enfrenta risco de chuva forte com precipitação entre 30 e 60 milímetros por hora, chegando a até 50 ou 100 milímetros por dia. As rajadas de vento podem atingir entre 60 e 100 km por hora.
Além disso, o instituto alertou para o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. No sudeste, o alerta também vale para a região central de Minas, noroeste do estado, Triângulo Mineiro e Zona da Mata, além do Vale do Paraíba e litoral de São Paulo, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo.
Em caso de rajadas de vento, o instituto aleta para que a população não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, a orientação é desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia durante os temporais. Para mais informações, a orientação é ligar para a Defesa Civil, no telefone 199, ou no Corpo de Bombeiros, no telefone 193.