Domingo, 23 de Janeiro de 2022 09:26
Geral Polêmica

Santa Casa desmente boatos de que prédio histórico será leiloado em Itajubá

Instituição afirma que prédio é tombado e foi incluído em leilão de forma equivocada

29/09/2021 23h55
105
Por: Redação
Santa Casa desmente boatos sobre dívidas (Foto: Divulgação)
Santa Casa desmente boatos sobre dívidas (Foto: Divulgação)

A Santa Casa de Misericórdia de Itajubá divulgou uma nota esclarecendo notícias veiculadas na cidade sobre a possibilidade de o imóvel histórico da instituição ser leiloado.

De acordo com a entidade filantrópica, o prédio é tombado pelo Conselho Deliberativo de Patrimônio Histórico e Artístico de Itajubá (CODPHAI) e foi incluído em um leilão público de forma equivocada. A Justiça já teria sido acionada e deu parecer favorável para a instituição.

“Informamos que o imóvel da Santa Casa de Misericórdia de Itajubá, com um dos seus prédios históricos, foi equivocadamente relacionado na hasta pública que se realizaria em 9 de setembro. Nosso departamento jurídico tomou as devidas providências legais e efetivamente obteve deferimento de decisão judicial de tutela de emergência, para suspender o leilão”, diz a nota.

O documento diz ainda que há dois anos a Santa Casa está com as contas de luz em dia, por conta de seus projetos sociais como o “Ilumine Vidas”. A instituição afirmou que os débitos com a CEMIG são antigos e que a negociação com a distribuidora de energia está adiantada. 

“A dívida sob cobrança judicial se refere a débito do passado e as tratativas de solução consensual para este adimplemento  do passado se encontram avançadas em fase de assinatura de acordo”, explica.

A Santa Casa disse que a existência de dívidas antigas com fornecedores não é exclusividade da instituição. A tabela do Sistema Único de Saúde (SUS), à qual a entidade é credenciada, não teria sido atualizada há anos pelo Governo Federal e cobriria menos de 60% dos gastos com os pacientes. 

Mesmo com a defasagem, a Santa Casa disse que a atual gestão tem feito com que o hospital cresça, como a oferta de 60 leitos para a microrregião de Itajubá na pandemia de covid-19.

Prefeitura reforça parceria com Santa Casa

Mesmo em meio às polêmicas em torno de boatos sobre o leilão do prédio histórico da Santa Casa, a prefeitura anunciou apoio à instituição. O prefeito Christian Gonçalves (DEM) e o vice-prefeito e secretário de Saúde Nilo Baracho (Republicanos) se reuniram com o provedor Marcos Antônio Gomes e a superintendente Renata Finamor.

Na reunião, tanto o prefeito quanto o vice reafirmaram a parceria do Executivo Municipal para a manutenção do funcionamento da Santa Casa. “Ao longo dos últimos anos, a Santa Casa tem evoluído e se destacado pela excelente gestão e qualidade dos seus serviços, solucionando com muita competência os problemas do passado. Reforço aqui o nosso apoio e parceria com a instituição”, disse Christian.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Itajubá - MG
Atualizado às 09h17 - Fonte: Climatempo
20°
Pancada de chuva

Mín. 18° Máx. 32°

20° Sensação
14.8 km/h Vento
77% Umidade do ar
80% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (24/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (25/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias