O presídio de Itajubá inaugurou, nesta terça-feira (21), um novo anexo com 306 vagas. Com a ampliação, o local, inaugurado em 2009, irá dobrar sua capacidade, que hoje também é de 306 vagas.
De acordo com nota da Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Governo de Minas Gerais (Sejusp-MG), o espaço conta com 38 celas com quatro beliches cada e duas celas com uma cama em cada.
"O espaço conta também com uma ala de encontro íntimo, ala de isolamento com oito vagas individuais, pátio para banho de sol, pátio de visitação e salas multiuso", diz a secretaria.
Também existe uma sala policial penal, situada em uma posição que permite ampla visão e controle do corredor dos alojamentos.
O novo anexo deve acolher detentos da cidade e região, pois algumas unidades prisionais serão fechadas no estado, como a da cidade de Ouro Fino (MG).
O presídio de Itajubá é considerado modelo no país e possui diversos programas de ressocialização. A unidade conta com padaria, produção de uniformes para o próprio Sistema Prisional e de vasos de flores feitos com material reciclável.
O local conta ainda com uma horta e as hortaliças produzidas são destinadas às instituições da cidade como a Apae, CAIDI, Lar da Providência, Hadassa, Instituto Padre Nicolau entre outras.