Segunda, 27 de Setembro de 2021 12:41
Política Polêmica

Após divergências com prefeito, secretário de Educação abandona o cargo em Itajubá

Ex-secretário afirmou que prefeitura tem censurado representantes

16/08/2021 01h16 Atualizada há 1 mês
901
Por: Redação
Secretário pede exoneração após atrito com prefeito (Foto: Divulgação/CDL Itajubá)
Secretário pede exoneração após atrito com prefeito (Foto: Divulgação/CDL Itajubá)

O secretário de Educação da prefeitura de Itajubá, Peter Luiz Pereira Rennó, pediu exoneração do cargo após oito meses como responsável pela pasta. Dentre os motivos apontados por ele, estão divergências com a administração municipal do prefeito Christian Gonçalves (DEM).

O pedido de demissão foi anunciado de forma inusitada, durante uma entrevista à jornalista Luciana Mohallem no programa Informativo 987, da Rádio Jovem, na sexta-feira (13). Durante sua fala, ele explicou os motivos que o fizeram largar o cargo. O pedido de demissão foi feito na quinta-feira (12).  

Um desses motivos trata sobre a pressão que o prefeito de Itajubá teria feito para que as aulas voltassem na rede municipal de ensino, mesmo com a falta de estrutura para a retomada presencial das atividades. 

“Ele quer muito que as aulas retornem da maneira mais rápida possível. E a equipe técnica da secretaria de Educação não concorda com esse retorno a qualquer momento, de qualquer jeito. E a gente não está tendo a velocidade necessária para cumprir os protocolos necessários. Então, eu não tinha segurança técnica para atender essa demanda do Christian”, explicou.

Rennó disse que o prefeito queria retomar as atividades presenciais nas escolas no dia 23 de agosto, o que não seria possível. “É absolutamente inviável, se a gente for seguir os protocolos à risca”, afirmou.

O segundo motivo, segundo ele, trata da censura que a prefeitura tem imposto aos funcionários para a realização de entrevistas para a imprensa. Ele afirmou que o prefeito pediu para que ele não prestasse qualquer tipo de esclarecimento a algum veículo de imprensa que não fosse considerado “parceiro”.

“Quando eu falei que vinha na Rádio Jovem, ele pediu para eu não vir. Ele disse: ‘você não pode ir na rádio, porque ela não é nossa parceira, eles falam mal da gente’. E eu me recuso a ser domado intelectualmente por quem quer que seja. Eu sou um homem que tem autonomia própria para pensar. Não estudei o que estudei na minha vida e não me posicionei no governo para isso”, disse.

Para Rennó, a relação ficou desgastada após esses atritos com o prefeito de Itajubá. “O secretário, ele deve ser alguém de extrema confiança do prefeito. E qualquer deslize nessa relação de confiança, ela prejudica o trabalho do secretário. E prejudica o trabalho do próprio prefeito”, explicou.

A exoneração foi publicada na sexta-feira (13) no Diário Oficial. A prefeitura não informou, ainda, quem assumirá o cargo no lugar do ex-secretário.

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Itajubá - MG
Atualizado às 12h35 - Fonte: Climatempo
28°
Pancada de chuva

Mín. 15° Máx. 32°

27° Sensação
7.6 km/h Vento
32.2% Umidade do ar
90% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (28/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (29/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias