Domingo, 23 de Janeiro de 2022 09:05
Política Artistas

Projeto de Lei quer garantir que artistas da cidade se apresentem em eventos da prefeitura

Iniciativa pretende incentivar a contratação de artistas de Itajubá para shows

29/09/2021 23h51 Atualizada há 4 meses
179
Por: Redação
Nova lei quer incentivar contratação de artistas de Itajubá (Foto: Divulgação)
Nova lei quer incentivar contratação de artistas de Itajubá (Foto: Divulgação)

Um projeto de Lei de autoria do vereador Markinhu Meireles (PSD) quer obrigar a prefeitura de Itajubá a contratar cantores, instrumentistas, bandas ou conjuntos musicais da cidade para a abertura ou encerramento de eventos, shows e apresentações musicais de qualquer gênero.

A medida valeria para eventos financiados totalmente ou em partes por recursos públicos do município. A lei não se aplicaria em shows musicais que aconteçam em local fechado com capacidade menor ou igual a 500 pessoas, e apenas artistas que residam em Itajubá poderiam participar. 

Todos os artistas que tenham interesse em participar dos eventos teriam de se cadastrar na Secretaria Municipal de Cultura da prefeitura de Itajubá e a seleção dos contratados precisaria ser definida por um departamento responsável pelos shows. 

Caso a lei seja aprovada, os organizadores dos eventos deverão avisar a Secretaria Municipal de Cultura, por escrito, com antecedência de 30 dias sobre a realização de qualquer show. Os promotores que não cumprirem a nova lei podem ser multados em até R$ 2,4 mil, além de terem a suspensão de liberação de alvará por 12 meses. O valor da multa seria utilizado em projetos culturais coordenados pela Secretaria Municipal de Cultura. 

Segundo o vereador, a iniciativa é um incentivo para os músicos locais, para valorizar os artistas da cidade. Ele afirma que, nem sempre, os artistas locais possuem espaço para se apresentar em eventos financiados com recursos públicos.

"A aprovação deste projeto vem assegurar que todos aqueles músicos e artistas que buscam ser conhecidos, possam mostrar seu trabalho e serem valorizados na sua terra natal, tendo desta maneira, a oportunidade para se apresentarem", diz.

O texto segue em análise nas comissões temáticas da Câmara Municipal e não tem prazo para ser votado em plenário. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Itajubá - MG
Atualizado às 08h56 - Fonte: Climatempo
19°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 32°

19° Sensação
14.8 km/h Vento
77% Umidade do ar
80% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (24/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (25/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias